BUONA GIORNATA, Sábado 18/07/2007

Pubblicato il 19-07-2009

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Buona Giornata, hoje é sábado.

O “Buona Giornata” de hoje é um pouco reflexivo, um pouco triste, mas todos nós podemos transformá-lo em “não–tristeza”...
Leia mais...

Ontem a tarde, meu filho Andrea me mostrou um filme publicitário na internet que me deu medo: mostrava diversos acidentes de automóvel. Uma coisa impressionante e o comentário do meu filho foi: “Me da vontade de não usar mais o carro”.

Depois, ontem a noite, fomos convidados a visitar um museu e eu parei num salão junto com o diretor do museu que me fez dirigir um carro simulando um acidente a 64 km/h e o computador dizia o que acontecia com o motorista num acidente a 64 km/h. Se não estivesse com o cinto de segurança teria me matado. 64 km/h! Mas também a 40 km/h na cidade, se você brecar de repente, você corre o risco de acabar com a sua cabeça para sempre.

Creio que ontem eu vi o que muitos jovens também viram. E qual foi a reação dos jovens que estavam visitando o museu ontem a noite? Estava pensando nisso... foi um desastre. Eles não se importaram nem um pouco com aquilo que viram, porque nós sempre pensamos sempre que isso nunca possa acontecer conosco.

Esta manha li uma frase de Isaias: “Os mortos não viverão mais”. Milhares e milhares de jovens se suicidaram, ainda que parecem estar vivendo. Ontem um jovem me mostrou sua camiseta e me disse: “O que você acha?”. Eu respondi que me interessava mais o seu coração do que a sua camiseta, mas na sua camiseta estava escrito: “Faça sexo, mas não faça bebes”.

Nós temos que amar os jovens perdidamente ao ponto de fazê-los ressuscitar. Madre Teresa de Calcutá um dia me escreveu uma carta, com uma frase que sempre mais me faz compreender que Madre Teresa é uma mulher de Deus e que ainda quando tinha idade, era capaz de ver as coisas: “É preciso ter Nossa Senhora conosco para levar em casa as crianças e os jovens”. Porque as crianças e os jovens não têm mais casa, mas têm a televisão, certos jornais, certas imagens.

Vencerá somente o bem na vida. O mundo será de quem o amar mais e por isso eu quero amá-lo mais e gostaria que os meus amigos o amassem mais.

Quando eu escrevi na Regra da Fraternidade da Esperança uma parte sobre os jovens, escrevi aquilo que eu sempre vi no meio de nós: “jovens indomáveis...”. Mas na mesma pagina, se eu olhasse para os jovens de hoje, a maior parte deles, sem generalizar, eu não escreveria mais aquelas palavras. Mas eu escrevi aquelas palavras porque também hoje vejo jovens que, com 18 ou 20 anos, são capazes de dizer SINS explosivos e preciosos para sempre.

Então devemos rezar, nós da Fraternidade da Esperança, nós amigos de Bari, Napoli, Milão, Turim, Madaba, São Paulo... lá onde estivermos, para que tenhamos cada vez mais Nossa Senhora conosco, o Espírito de Deus em nós, para que não percamos a esperança e para compreender que aquilo que vimos ou intuímos com relação aos jovens está certo, mas aí vem pergunta: qual estrada devemos percorrer?

Esta noite eu recebi uma mensagem de uma pessoa que me espera em sua casa e que me pediu: “Reze por mim. A minha oração não me basta mais para me fazer sentir serena”. Nós temos em nosso entorno um mundo que faz de tudo para que não sejamos serenos. A nossa oração sozinha talvez não baste, mas a oração comunitária pode ser mais forte, mais incisiva, nos dê mais coragem.

Portanto o “Buona Giornata” de hoje é um “dar coragem” porque o bem vence, mas é preciso aceitar o bem também quando não temos vontade, quando a tristeza quer nos pegar. O momento mais importante é quando você olha nos olhos a tristeza para que ela se sinta enfraquecida e você se sentirá mais sereno. Toda sua ajuda esta em Deus e no Espírito Santo.

O “Buona Giornata” de hoje é com estes sentimentos, aparentemente negativos, mas substancialmente positivos... Peçamos à Nossa Senhora que nos ajude com este “Encontro Mundial dos Jovens” que gostaríamos que fosse um soco no estomago para o mundo, mas também um carinho para quem continua a acreditar que a paz e a esperança vencerão: “Cara Maria, em nome de Belém, onde você não pensava em nos dar Jesus, inspira-me o lugar desconhecido que encontraremos Pedro que escutará os jovens.”

Buona Giornata a Madaba, ao Brasil, a quem de nós está viajando... que a unidade os siga e nos indique sempre mais para que lado devemos ir.

Buona Giornata, os quero bem.
Ernesto

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok