Batuca-Bresser, o bloco da integração

Pubblicato il 25-02-2019

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Este foi o 6º ano do bloco de carnaval Batuca-Bresser, promovido no dia 23/02 pelo Arsenal da Esperança e pelos participantes dA Praça.

Em seu desfile, o bloco levou mais uma vez às ruas do Bresser-Mooca a locomotiva Maria Esperança, a versão carnavalesca da Maria Fumaça – como a locomotiva que trouxe milhões de imigrantes para a antiga hospedaria do Brás que desde 1996 é sede do Arsenal da Esperança. 

A já tradicional alegoria – que neste ano soltava até fumaça de verdade – veio acompanhada por uma grande boneca, inspirada nos gigantes de Olinda, mas de produção bem moquense, representando uma mama da Mooca, também ela filha de imigrantes.

Entre os cerca de trezentos participantes, o que saltava aos olhos era a grande integração entre as pessoas, que é justamente um dos principais propósitos da iniciativa. Um encorpado grupo de acolhidos do Arsenal da Esperança desfilou, sorridentes e concentrados, na linha de frente da bateria – que neste ano pela primeira vez pôde contar com instrumentos de verdade –, maravilhosamente treinados e dirigidos por alunos da Universidade Mackenzie e por amigos e voluntários das Escolas de Samba Leandro de Itaquera, Tucuruvi e Gaviões da Fiel. Os cantores da Oficina Viva (projeto da cantora Ziza Fernandes), junto aos músicos Acrísio, ex-acolhido do Arsenal, e Renato, paroquiano de Nossa Senhora de Casaluce, capricharam nas marchinhas e nos hits de carnaval, adaptados a partir de músicas e ritmos já conhecidos para levar a mensagem de amor, paz e união que é central no Batuca-Bresser. 

Enquanto todo esse povo cantava e tocava, as professoras e os alunos do curso de dança dA Praça – iniciativa do Arsenal da Esperança e da Paróquia N.S. Aparecida dos Ferroviários, em colaboração com a Universidade Anhembi Morumbi – faziam todo mundo sair do chão: crianças brasileiras e bolivianas do bairro tocando tambores confeccionados com tanques de detergente; famílias, professores e alunos de diferentes colégios parceiros do Arsenal; voluntários e funcionários da casa... Todos precedidos por um casal muito bem entrosado de mestre-sala e porta-bandeira. Até mesmo as pessoas que passavam pelas ruas e as que apareciam nas janelas, abrindo enormes sorrisos ao serem surpreendidas por aquele carnaval tão diferente, contribuíam para formar aquela cena de comunhão.

O tema do bloco em 2019 foi “POSSO AJUDAR?". POSSO AJUDAR a pensar um mundo diferente? POSSO AJUDAR a construir um país de paz? POSSO AJUDAR a projetar um bairro acolhedor? POSSO AJUDAR a tornar a nossa rua mais bonita? Por isso, os participantes levantavam grandes mãos de papelão em que estava escrito "POSSO AJUDAR?", confeccionadas por dezenas de jovens de diversas escolas que se dispuseram a ajudar na preparação do bloco.

Com essa mensagem, transmitida por vozes, músicas, fantasias, instrumentos, cores e todo o nosso coração, abraçamos alegremente o nosso bairro e a cidade inteira, espalhando muito amor. É esse o objetivo de tudo o que estamos fazendo e do que queremos continuar fazendo daqui em diante.
Foto: Luca Meola 

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok