Encontro com a consciência

Pubblicato il 12-09-2014

di Andrea Gotico

Caros amigos,

No próximo dia 4 de outubro, sábado, nós esperamos todos vocês em Nápoles para o 4º Encontro Mundial dos Jovens da Paz.

Nós nos encontraremos para dar voz a quem todos os dias morre de fome sem que escutemos mais o seu grito. Para levar o desespero de tantos jovens que preferem a droga e a morte a uma vida sem sentido e sem direção. Para compartilhar a dor e a impotência de tantos que na nossa sociedade não conseguem olhar o futuro, constrangidos ao desemprego de um sistema que não tem mais no centro o homem, mas o dinheiro. Na Itália a taxa de desemprego entre os jovens chega quase a 50%...Não podemos fingir que não está acontecendo nada!

Nós nos encontraremos também e principalmente para levar a determinação e a coragem de quem escolheu não conformar-se; de quem pensa que tudo isso não é normal nem inevitável; de quem se está esforçando para mudar as coisas a partir do metro quadrado ao redor de si; daqueles pequenos que já estão fazendo coisas grandes.

O mundo está atravessando um dos piores momentos da história, mas o mundo somos nós. Não adianta apontar o dedo, gritar “Aqueles são os culpados!”. É necessária uma mudança pessoal que prepare uma mudança social. Os sistemas só mudam quando as pessoas mudam. Muito frequentemente permitimos que a indiferença e a corrupção danifiquem a nossa alma, façam dormir o nosso coração e a nossa consciência apagando a nossa capacidade de sonhar com um mundo diferente!

Acreditamos que a chave da mudança seja despertar a consciência adormecida em cada um de nós. Acreditamos que esse despertar possa partir dos jovens, os menores, os mais descartados, os mais fracos. Porque desde sempre os jovens são feitos para coisas grandes e têm sede de coerência, nostalgia de verdade e de beleza. Sim, é útil a fraqueza dos jovens que não têm poder, dos mais pobres de todos, dos mais explorados, porque Deus ama fazer milagres com os pequeninos.

Com esse desejo estaremos em Nápoles no dia 4 de outubro. Apresentaremos uma “Carta à consciência”, um convite a colocar-se à escuta da própria consciência, a entender o bem e o mal que cada um pode escolher e fazer, a assumir as próprias responsabilidades. Será um convite voltado a cada um de nós ‒ a fiéis de qualquer confissão religiosa, a quem não acredita, a homens e mulheres de boa vontade,mas também a todos os corruptos, aos desonestos e aos criminosos, aos vendedores de morte, para que todos possamos mudar de vida.

É possível e é urgente que nos comprometamos, juntos, a escrever uma nova página para o nosso país e para o mundo inteiro!

Nós convidamos vocês a vir a Nápoles com rostos serenos e firmes, com uma presença silenciosa e decidida. Com a força e a idade dos nossos sonhos, com a credibilidade do nosso estilo de vida. Convidaremos ao “Encontro com a consciência” personalidades da política, da economia, da cultura, da ciência e das religiões, pedindo a eles que estejam presentes sem falar para escutar os jovens, os seus testemunhos e as suas perguntas que exigem respostas concretas.

Esperamos vocês!

Turim, 25 de maio de 2014.
Ernesto Olivero

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok