#DeixeSuaMarca | CONTA COMIGO 2019

Pubblicato il 20-05-2019

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Caros amigos, queremos agradecer a todos aqueles que, de várias formas, contribuíram para que a 10ª edição do Encontro “Conta Comigo” acontecesse. Agradecemos aos colégios, às comunidades e aos grupos de jovens que aderiram à iniciativa. De maneira especial, agradecemos a todos os amigos e voluntários que, com a sua disponibilidade concreta, tornaram possível esse dia. 

Para nós do Arsenal da Esperança o “Conta Comigo” é um pequeno-grande sinal de que existe um movimento de bondade e de gratuidade que pode desarmar tanta desorientação e tanto ódio que estão à nossa volta e talvez até dentro de nós. Não é um evento de um dia, mas uma etapa de uma caminhada de esperança que pode continuar em nossas escolhas e em nossas atitudes. Estamos juntos, precisamos estar juntos!

No último sábado, 18 de maio, centenas de jovens, voluntários e amigos do Arsenal da Esperança – convidados pela Fraternidade do SERMIG – desafiaram o frio e a chuva para participar da 10ª edição do encontro “CONTA COMIGO”, uma manhã de convivência e ação em torno do tema: “Deixe sua marca”. Que tipo de marca? Foi exatamente essa a provocação: “Preferimos deixar uma marca na vida virtual ou na vida real?”. 

Os participantes foram recebidos em um ambiente cenográfico que reproduzia um recorte do mundo virtual em que estamos continuamente imersos, um “lugar” para se fazer contato com os outros, receber reforços positivos, mas também um lugar de muita aparência, exposição, ao ponto de se tornar um perigo. Os presentes ouviram com grande atenção o trecho do depoimento de uma jovem – citado em uma matéria disponível na rede – que teve vídeo íntimo divulgado na internet, algo que pode marcar tristemente a vida de uma pessoa. 

Depois disso, os jovens foram convidados a sair fisicamente daquele ambiente para um espaço externo, com pessoas e atividades de verdade, como dobrar lençóis e toalhas, limpar armários, arrumar camas e cuidar de tantas outras coisas que talvez não sejam tão atrativas – como as que aparecem na rede –, mas que precisam ser realizadas para cuidar não de uma aparência, mas de pessoas, e dar a elas uma codição de vida digna.

Essa experiência do concreto, do real pode ser bem mais bonita e realizadora do que uma tela pode oferecer. Além disso, ajudar ao próximo, fazer alguma coisa no mundo, deixar uma marca positiva na história e na nossa vida é algo que constrói não uma imagem vazia, mas uma imagem positiva, daquelas que permanecem na mente e no coração.

No dia 18 de maio vimos, mais uma vez, que é possível deixar esse tipo de marca. Agora, como sempre, cabe a nós e a cada participante demonstrar que é possível continuar.

Essas fotos – tiradas por um grupo de fotógrafos voluntários – reproduzem o que, de fato, aconteceu. 
Erica Lima  Luca Meola
Lorenzo Nacheli  Fábio José Pereira Lima
José Luiz Altieri Campos

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok